Design da informação para educação em saúde em artrose do quadril e joelho

A educação em saúde hoje é um pilar no tratamento das disfunções crônicas e otimizar a assimilação do conteúdo educacional é um desafio a ser enfrentado. A questão geral da pesquisa é: como podemos prover e aprimorar a transmissão da informação sobre artrose do quadril e joelho ao paciente do SUS, de modo a aumentar a acessibilidade, compreensão, memorização e satisfação? Realizado em parceria multidisciplinar com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Coordenação: Profa. Sara Goldchmit
CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 Processo 405388/2021-7

Sistematização do design de visualizações para monitoramento e avaliação

O projeto Infovis para Saúde Pública tem como principais objetivos a identificação de requisitos e a elaboração de um plano para readequação da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE) gerenciada e mantida pelo Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS).

Coordenação: Prof. Leandro Velloso e Profa. Lucia Vilela Leite Filgueiras
OPAS / Ministério da Saúde

Design de serviços em saúde mental pública: investigação qualitativa da
experiência dos participantes do programa Viva Vida

O objetivo desta pesquisa é investigar aspectos qualitativos do design de serviços dentro de um ensaio clínico de uma intervenção digital para tratamento de depressão em idosos. Realizado em parceria com LIM23-IPq-HCFMUSP.

Aluna: Evelyn da Silva Bitencourt (Destrado)
Orientação: Profa. Sara Goldchmit
Co-orientação: Dra. Marcia Scazufca (IPq-HCFMUSP)

Critérios e parâmetros para otimização do projeto de sistemas baseados em jogos eletrônicos para auxiliar no tratamento de pacientes com distúrbios musculoesqueléticos

Busca-se obter um conjunto de rotinas e práticas que possam orientar o desenvolvimento de sistemas eficazes baseados na utilização de sensores de biofeedback e jogos eletrônicos projetados para uso no tratamento de pacientes com pé torto congênito em processo de reabilitação. Realizado em parceria com IOT-HCFMUSP.

Aluno: Marcelo Pirk (Doutorado)
Orientadora: Profa. Cristiane Aun Bertoldi
Co-orientação: Dra. Patricia Granjeiro (IOT-HCFMUSP)

Design voltado para o cuidado à saúde: fundamentos, métodos, procedimentos e aplicações

Pesquisa exploratória para sistematização de informações acerca de princípios do design no desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços voltados para o cuidado à saúde, abarcando desde a fundamentação conceitual, casos exemplares, até os métodos, técnicas e ferramentas utilizadas para auxiliar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e colaborativos.

Coordenação: Profa. Cristiane Aun Bertoldi

Melhoria no processo de comunicação com pacientes que realizam exames de Medicina Nuclear no INRAD - HCFMUSP

O objetivo deste projeto é melhorar a comunicação com o paciente que realiza exames de medicina nuclear. Foram desenvolvidos vídeos informativos contendo explicações técnicas sobre os procedimentos e recomendações para o preparo para alguns exames. Realizado em parceria multidisciplinar com o Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas. O projeto tem potencial para impactar cerca de 7.000 pacientes atendidos anualmente.

Coordenação: Profa. Sara Goldchmit
Apoio: GE Healthcare do Brasil / FUSP

Design da Informação no apoio ao monitoramento da dengue
no estado de São Paulo

O projeto consiste no levantamento de dados, prototipação e avaliação de um dashboard para vigilância da dengue, construído a partir de dados de saúde pública e informações obtidas através de entrevistas com especialistas do estado de São Paulo. Por meio de técnicas do Design da Informação, principalmente da visualização de dados, espera-se desenvolver um design system e visualizações em escala municipal capazes de auxiliar na tomada de decisão a nível estadual de gestão no que diz respeito ao controle da dengue.

Aluna: Sandra Ayumi Nihama (Mestrado)
Orientador: Prof. Leandro Velloso

Diretrizes ergonômicas em telas touchscreen para elaboração de aplicativos acessíveis à pessoas com doenças reumáticas: uma abordagem centrada na saúde integrativa da mulher

Esta pesquisa se propõe a criar diretrizes para aplicativos de autogerenciamento da saúde de doenças reumáticas crônicas em smartphones touchscreen, com as particularidades do recorte de gênero da doença. O estudo visa entender a biomecânica da mão de pessoas com doenças reumáticas que possuam limitações motoras, durante o uso de aparelhos celulares touchscreen, mas também aspectos subjetivos de que tipos de funcionalidades complementariam seu regime terapêutico para melhor adesão do tratamento e qualidade de vida.

Aluna: Anna Carolina de Souza Barreto (Mestrado)
Orientadora: Profa. Sara Goldchmit

Design participativo em um centro de saúde pública para reabilitação: a prototipagem como ferramenta para projetar serviços

Realizado em parceria com IMREA-HCFMUSP

Aluna: Maria Alice Gonzales (Doutorado)
Orientador: Prof. André Fleury

Inspirar: aplicativo para monitoramento da asma

UX Design para aplicativo. Realizado em parceria com FOFITO-HCFMUSP e EP.

Coordenação: Prof. Leandro Velloso e Profa. Lucia Vilela Leite Filgueiras